domingo, 27 de maio de 2012

PONTO DE MERGULHO : ILHA DA PONTA EM UBATUBA

A Ilha da Ponta está localizada em Ubatuba (SP), em frente à Praia do Sapê.
 

Ela é ideal para você fazer um mergulho "light", mesmo "snorkeling".

Você deve ficar atento ao fato de que entra correnteza pelos dois lados da ilha, e tem dia que ela está bem forte - não vá para a ilha nestes dias. A parte de trás da ilha, além da arrebentação, tem uma correnteza bem forte e a visibilidade é quase nula - sugiro não mergulhar lá.

Embora em alguns dias, com a maré baixa, seja possível chegar até a ilha a pé, sugiro de maneira veemente o uso de um bote de borracha ou de um "stand up" para ir até lá.

A profundidade nas laterais da ilha não é grande. Sinceramente não me lembro. Dias em que a água está limpa, você nem precisa ir até o fundo - uma máscara, um "snorkel" e nadadeiras para ficar olhando da superfície, garantem uma boa diversão.
 

É possível ver cardumes de pequenos peixes e uma quantidade razoável de tartarugas verdes e de pente por lá. De vez em quando dou uma volta de "stand up" ao redor da ilha, e as vejo por todos os cantos.

O local tem estacionamento e algumas barracas de comida onde você pode passar horas agradáveis após o mergulho. Se quiser se hospedar, existe uma pousada bem de frente para a ilha, assim como um camping.

( Texto e fotos : Wilson Luiz Negrini de Carvalho )


Se quiser boas dicas sobre como praticar mergulho em apneia, recomendo o livro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário